IMG_0707

Rock in Rio 2013 com esticadinha até Paraty

Novamente ano de Rock in Rio e não podíamos perder a oportunidade de visitar o RJ e como ocorreu em 2011 aproveitamos o evento para conhecer a região próxima a Capital, desta vez rumo ao litoral Sul do Estado, mas especificamente a Paraty.

Partimos de Brusque no dia 18 de Setembro por volta das 08 horas em direção ao Aeroporto de Florianópolis de onde sairia nosso vôo. Chegamos cedo a cidade e quanto estávamos próximos a aeroporto decidimos por parar numa padaria, de opções para comer, somente o tradicional pão de queijo, que também não me pareceu 100% garantido que era livre de glúten, mesmo assim devido a fome resolvi arriscar. Para minha surpresa o problema não foi o glúten, mas sim encontrar um pedaço de metal dentro do pão de queijo. Coisa horrível, mostrei para o atendente que não demonstrou nenhum preocupação com o ocorrido. Após uns 15 minutos, fomos ao Aeroporto.

Tudo certo com a passagem, despachamos as malas e aguardamos alguns minutos para o embarque rumo a conexão que seria feita em São Paulo. Nossa chegada no Rio de Janeiro que estava prevista para as 15:30, atrasou um pouco e desembarcamos às 16 horas. Perdemos mais uns 30 minutos procurando o guichê da Unidas, com quem havia realizado a reserva do carro alugado. Depois de muita demora, saímos da locadora já eram 17:30 bem no horário do “rush”. Logo que chegamos na Avenida Brasil pegamos aquele transito infernal, fazendo com que levássemos longar horas para andar poucos mais de 40km até chegar na Rodovia Rio-Santos.

A chuva apareceu e junto a estrada desconhecida fez nossa programação de viagem ir embora. Demoramos 2 horas além do previsto para chegar a Paraty, nos levando ao desconhecido bem tarde da noite. Chegamos a pousada com o auxilio do mapa que enviaram por e-mail, dificuldade apenas para achar a porta de entrada, mas o anfitrião já estava nos esperando e logo que viu a passagem do carro na rua, já saiu para nos receber e auxiliar. Fomos muito bem recebidos, eles nos apresentou o local que já e já fomos descansar, pois a viagem tinha sido bastante desgastante.

Acordamos não muito cedo, e fomos recebidos com um excelente café da manhã. Ele é servido individualmente na varanda do quarto e foi preparado com todo o cuidado necessário com produtos sem glúten, já que havia informado anteriormente a pousada. Fui avisado que ele não havia conseguido o Pão, mas preventivamente e costumeiramente, havia levado o meu.

IMG_0676

Ele disponibilizou um sanduicheira a qual realizamos um limpeza e higienização para eliminar possíveis contaminações, e a mesma ficaria ali separada apenas para meu uso durante a estadia.

IMG_0589

No primeiro dia aproveitamos para ir visitar as praias da Trindade, um local paradisíaco distante alguns quilômetros do centro de Paraty, como estava fora de temporada o movimento era tranquila e a pé percorremos as belas praias daquele litoral.

IMG_0600

Próximo ao meio dia estávamos pronto para retornar para Paraty e aproveitamos para almoçar pela Trindade. Conversando com alguns locais, decidimos optar pela Branca’s Restaurante aonde após conversar com o Garçom e explicar para ele sobre a doença celíaca decidimos pelo prato Muqueca de Camarão.

IMG_0640

A comida estava ótima e o melhor de tudo é que não passei mal por causa dela, situação que acontece frequentemente. Retornamos a Paraty e no período da tarde passeamos pelo centro de Paraty e Região das cachoeiras.

IMG_0642

Retornamos para a pousada para um breve desconte e nos aprontamos para retornar ao centro da cidade. No jantar optamos por seguir a dica do proprietário da Pousada e procuramos pelo Restaurante Casa do Fogo. É um restaurante Gurmet, com excelente requinte e ótimo ambiente. Na conversa inicial sobre a Doença Celíaca, o entendimento e conhecimento sobre o assunto foi rápido e me deixou totalmente tranquilo, a indicação do Chef foi pelo Peixe aCaiçara que se demostrou uma excelente opção, um prato com características bem locais e muito saboroso.

Peixe Caiçara

Nossa programação para o próximo dia era retornar pelo litoral e passear em Angra dos Reis. Tivemos grandes dificuldades para encontrar o nosso hotel, chegando até nele somente após o almoço, no qual realizamos lanches com as comidas que tínhamos na mochila.

IMG_0684Após fazer checkin no hotel e arrumar as bagagens, decidimos dar uma volta para conhecer a cidade, mas descobrimos que estávamos bem longe do centro, coisa de 40km. Tentamos conseguir alguns passeio de escuna, mas todos os passeios saiam pela manhã e retornavam somente final da tarde, nem de barco foi possível conseguir algo. A visita por Angra dos Reis se demonstrou frustada e não aproveitamos em nada a cidade ou paisagens locais, pois o tempo estava fechado. Dormimos cedo e aproveitamos para descansar para o Rock in Rio.

Saímos cedo de Angra e por volta das 10horas já estávamos no Rio de Janeiro. Achamos fácil nosso hostel e após descarregar as bagagens fomos para praia aproveitar o visual da cidade.

IMG_0707

A noite fomos para o Rock in Rio, como da outra vez tive alguns problemas para conseguir comidas sem glúten, desta vez levei numa mochila tudo que seria precisa para a noite.

IMG_0720

O Rock in Rio foi fantástico, embora bastante cansativo é daqueles eventos sensacionais e que valem cada centavo investido, mesmo sabendo que existem grandes dificuldades para pessoal com dificuldade alimentares.

IMG_0717

Confira todas as fotos da viagem: